Saltar para o conteúdo principal

Concurso da JPI Oceans para Investigação na área dos Microplásticos

A Joint Programming Initiative Healthy and Productive Seas and Oceans (JPI Oceans) tem aberto, até 28 de fevereiro, o 2º Concurso Transnacional Conjunto para Projetos de Investigação na área dos Microplásticos em Ambiente Marinho, com uma dotação financeira de 10,5 M€.

O concurso é financiado por 13 países membros JPI Oceans, nomeadamente Bélgica, Dinamarca, Estónia, França, Alemanha, Islândia, Irlanda, Itália, Malta, Noruega, Portugal, Espanha e Suécia, e também pelo Brasil e a Letónia. Investigadores de países não participantes no concurso também associar-se com recursos próprios.

A JPI Oceans, através deste concurso, pretende promover a cooperação europeia e transatlântica nesta área de investigação, procurando contribuir para as convenções relativas aos mares regionais e para a implementação da Declaração de Belém, bem como para os objetivos do G7, G20 e ONU em reduzir a poluição derivada da presença de microplásticos no oceano.

Podem ser apresentadas propostas portuguesas no tópico 3 do concurso – cartografar e monitorizar dos microplásticos no meio marinho, incluindo os seus efeitos no meio marinho. Os consórcios devem ser constituídos por equipas de investigação de pelo menos três países participantes no concurso e os projetos devem ter uma duração máxima de 36 meses. Os projetos deverão iniciar-se no primeiro trimestre de 2020. O montante máximo de financiamento requisitado por projeto transnacional é de 2M