Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Bolsas de Doutoramento 2019

Foi publicado o aviso de abertura do Concurso para a Atribuição de Bolsas de Doutoramento 2019. As candidaturas decorrem de 28 de fevereiro às 17h do dia 28 de março de 2019. Serão atribuídas 950 bolsas, um número idêntico ao do ano passado e superior àquele concedido em anos anteriores. 

Neste ano, a submissão de candidaturas permite já utilizar a nova plataforma curricular CIÊNCIAVITAE, um currículo único, personalizado, simples, harmonizado e estruturado, que irá brevemente substituir plataformas como o FCT|SIG CV e DeGóis. Na mesma linha de simplificação administrativa, deixou de ser exigida como critério de admissibilidade a apresentação dos diplomas de licenciatura e mestrado no momento de candidatura. Apenas os estudantes que queiram beneficiar da pontuação atribuída em função da nota de licenciatura e/ou mestrado deverão apresentar a documentação na candidatura.

As Bolsas de Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação de cientistas em todas as áreas do conhecimento na obtenção do grau académico de Doutor. Permitem aos jovens investigadores dedicarem-se em exclusivo à sua investigação, deste modo contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A FCT apoia atualmente cerca de 5 mil bolsas de doutoramento.

Os trabalhos de investigação a realizar pelos candidatos no âmbito deste concurso podem ser desenvolvidos em qualquer ambiente intensivo em conhecimento, designadamente em colaboração com empresas e outras instituições públicas e privadas, incluindo a Administração Pública. As instituições de acolhimento podem ser Unidades de I&D, Laboratórios de Estado, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos ou Centros de Interface.