Saltar para o conteúdo principal

Concurso de Projetos sobre a Arquitetura de Álvaro Siza Vieira

Na sequência de protocolo entre o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Ministério da Cultura e a Fundação de Serralves para a investigação em torno da obra de Álvaro Siza Vieira, a FCT abriu o primeiro de dois concursos de Projetos de IC&DT. O concurso tem como objetivo incentivar a investigação nas diversas vertentes da sua obra, da arquitetura às artes, das ciências sociais às ciências de engenharia e dos materiais.

Os temas poderão abordar: os projetos de arquitetura e a sua relação com os utilizadores dos espaços e respetivo enquadramento social; a integração e a inter-relação das obras de arquitetura com os espaços envolventes, a cidade, a paisagem e o território; a relação da arquitetura com as artes, nomeadamente o desenho, a escultura e o cinema e as artes aplicadas; a materialização da arquitetura, incluindo estruturas, tecnologias e materiais e a sua relação com o desempenho e as condições envolventes.

O concurso tem um envelope financeiro de 600 mil euros, e irá financiar projetos até 120 mil euros com a duração de 24 meses.

As candidaturas decorrem de 29 de março a 16 de maio.