Saltar para o conteúdo principal

Conferência Europeia das Humanidades realiza-se em Portugal

De 5 a 7 de maio realiza-se na Fundação Calouste Gulbenkian e em formato online a Conferência Europeia das Humanidades (CEH), organizada no âmbito da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia.

Este encontro surge na sequência das recomendações da Conferência Mundial da UNESCO em Liège, em 2017, que conduziram a várias conferências regionais nos vários continentes e vários novos programas internacionais que estão a ser implementados. Destes programas, resultaram três projetos temáticos em curso: o Relatório Mundial de Humanidades, a História Global da Humanidade e um projeto de Artes e Sociedade.

Nesta conferência vão estar em discussão quatro temas principais: Dinâmica Multidisciplinar como estratégias de Educação e I&D para a resolução de problemas significativos;  Património, mobilidade e identidades; Influência e impacto das Humanidades na sociedade; e As Ciências Humanas no Século XXI.

A realização da Conferência Europeia de Humanidades em Portugal surge da forte articulação entre o meio académico português e os vários sindicatos e federações internacionais que compõem a CIPSH (Conseil Internatinonal de la Pholosophie et des Sciences Humaines). A realização deste evento fomentará também a elaboração de estratégias nacionais e comunitárias no domínio das Humanidades.

A organização da conferência é uma parceria entre a FCT, o CIPSH e a UNESCO, através do Management of Social Transformations (MOST) Programme.

Para uma visão mais completa sobre este encontro, consulte o site da CEH e poderá fazer a sua inscrição aqui.

Sessão de apresentação para a imprensa: video.