Saltar para o conteúdo principal

Criados três novos Centros Académicos Clínicos

Hoje foi aprovada a criação de mais 3 novos Centros Académicos Clínicos (CAC), que se juntam aos 9 já existentes, pelo Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e pela Ministra da Saúde, Marta Temido. Os novos centros são: o Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro (Portaria n.º 126/2022), o Centro Académico Clínico do Alentejo (Portaria n.º 127/2022) e o Centro Académico Clínico Católica Luz (Portaria n.º 128/2022).

O Centro Académico Clínico de Trás-os-Montes e Alto Douro (CACTMAD) é um consórcio entre o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, E. P. E., a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e o Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) de Trás-os-Montes — Alto Tâmega e Barroso, do Douro I — Marão e Douro Norte e do Douro II — Douro Sul, representados pela Administração Regional de Saúde do Norte, I. P.

O Centro Académico Clínico do Alentejo (C -TRAIL) é um consórcio entre a Universidade de Évora, o Instituto Politécnico de Portalegre, o Instituto Politécnico de Beja, a Administração Regional de Saúde do Alentejo, I. P., o Hospital do Espírito Santo de Évora, E. P. E, a Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, E. P. E. (ULSNA), a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano, E. P. E. (ULSLA) e a Unidade Local de Saúde do Baixo Alentejo, E. P. E. (ULSBA).

O Centro Académico Clínico Católica Luz é uma associação que visa potenciar as sinergias já existentes entre a Universidade Católica Portuguesa, a Luz Saúde, S. A., o Hospital da Luz, S. A., a GLSMED Learning Health, S. A., e a União das Misericórdias Portuguesas.

Os CAC são estruturas integradas de atividade assistencial, ensino e investigação clínica e de translação, que associam unidades prestadoras de cuidados de saúde, instituições de ensino superior e/ou instituições de investigação públicas ou privadas. Têm como principais objetivos o avanço e a aplicação do conhecimento e da evidência científica para a melhoria da saúde.