Saltar para o conteúdo principal

Descoberta microalga rica em bio-óleos

Recolhido a partir de águas costeiras do Algarve, os cientistas descobriram que este microorganismo apresenta elevada concentração de bio-óleos e a robustez necessária para se desenvolver em águas residuais. Estas características permitem uma multiplicidade de aplicações e são apelativas para as Indústrias da bioenergia, alimentar e tratamento de efluentes urbanos.

Neste sentido, os investigadores da UAlg estão a colaborar com parceiros industriais para aumentar a produção da microalga e lançá-la no mercado, bem como aproveitar o seu cultivo para a captação de CO2.

De acordo com o comunicado da Ualg, a Unidade de Produção de Microalgas – Algafarm da SECIL é já um parceiro do CCMAR para o desenvolvimento de tecnologias que permitam melhorar o desempenho em matéria de libertação de CO2, decorrente da atividade industrial.

A descoberta do potencial desta estirpe de microalgas resultou em dois artigos, publicados no nas revistas Scientific Reports (do grupo da Nature Publishing Group) e Bioresource Technology.

O Centro de Ciências do Mar (CCMAR) é uma unidade de investigação científica da Universidade do Algarve financiada pela FCT. Desenvolve projetos nas áreas da oceanografia, biologia marinha, pescas, aquacultura, ecologia e biotecnologia.