Saltar para o conteúdo principal

EMSO-PT e a importância dos observatórios submarinos

A infraestrutura de investigação nacional “Observatório Europeu Multidisciplinar do Fundo do Mar e Coluna de Água – Portugal” (EMSO-PT) é uma Infraestrutura de investigação que oferece acesso a uma ampla variedade de serviços relacionados para a observação do fundo do mar, incluindo séries de dados de longo prazo, suporte de operações de campo, formação técnica avançada e consultoria em exploração do fundo do mar.

Esta infraestrutura também irá fornecer à comunidade científica acesso a experiências no fundo do mar, instrumentos oceânicos específicos, laboratórios e coleções do mar profundo. O EMSO-PT é constituído por membros de instituições de I&D, desenvolvendo instrumentação e tecnologia avançadas em linha com as prioridades nacionais e europeias e é o nó nacional de Portugal na infraestrutura de investigação europeia EMSO ERIC.

O EMSO-PT está integrado no Roteiro Nacional de Infraestruturas de Investigação de Interesse Estratégico (RNIE) desde 2014 e é financiado pela Fundação da Ciência e da Tecnologia (FCT) e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).

Neste vídeo é apresentado um perfilador da coluna de água, operado pelo CCMAR – Centro de Ciências do Mar, e um observatório de águas profundas designado de EGIM – EMSO Generic Instrument Module.

Mais informações em www.emso-pt.pt