Saltar para o conteúdo principal

Encontro Ciência 2017 com mais de 4.000 inscrições

O Encontro Ciência 2017, que decorreu no Centro de Congressos de Lisboa de 3 a 5 de julho, contou com mais de 4.000 inscritos para participarem num vasto programa, composto por cerca de 400 comunicações por investigadores que apresentaram resultados dos seus trabalhos científicos, 700 pósteres de estudantes de doutoramento e ainda dezenas demonstrações de projetos in loco.

A sessão de abertura do Encontro teve as participações do Ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, do Presidente da FCT, Paulo Ferrão, do Presidente da Comissão Parlamentar de Educação e Ciência, Alexandre Quintanilha, e do Comissário do Ciência 2017, Luís Magalhães. A sessão contou ainda com as intervenções convidadas de Cristiana Bastos, do Instituto de Ciências Sociais, U. de Lisboa, que apresentou a comunicação “Trânsitos Atlânticos – Sem Caravelas ou Bússolas”; Jorge Veiga e Castro, Jagat Guru Amrta Suryananda Maha Raja, com uma comunicação intitulada “Yoga Ancestral de Bhárata / Índia, Desenvolvimento Pessoal, e Cidadania” e de Anil Bhardwaj, Secretário Científico do ISRO – Indian Space Research Organisation, que fez uma apresentação do programa espacial da Índia, país convidado do Encontro.

Esta primeira sessão terminou com a  Entrega de Medalhas de Mérito Ciência 2017, que distinguiu 17 personalidades que contribuíram para o desenvolvimento da ciência em Portugal.

Ciência 2017 Átrio

Este ano o Encontro assinalou os 20 anos da FCT, criada em 1997 pelo Professor José Mariano Gago, enquanto Ministro da Ciência e Tecnologia, e os 50 anos sobre a criação da JNICT (Junta Nacional de Investigação Científica), a instituição antecessora da FCT.

O evento também pôde ser acompanhado à distância, através do Blog e do Canal YouTube do Ciência 2017, onde ainda poderá ler, ver e ouvir os investigadores e governantes da ciência em Portugal que participaram no Encontro.

Destaques: 

Ciência e conhecimento são o nosso desígnio para o futuroentrevista com Manuel Heitor, Ministro para a Ciência Tecnologia e a Ensino Superior

20 anos da FCT e 50 da JNICT: um passado de crescimento científico com os olhos no futuro – entrevista com Paulo Ferrão, Presidente da Fundação para a Ciência e a Tecnologia 

Índia marca presença como país convidadoentrevista com Luís Magalhães, Comissário do Encontro Ciência 2017

Aplicar o conhecimento em defesa da floresta – entrevista com Investigador do Centro de Estudos Florestais da Universidade de Lisboa Gestor de Proteção Florestal da The Navigator Company