Saltar para o conteúdo principal

FCT anuncia o Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020

O aviso de abertura do Concurso da FCT para a Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2020 já está disponível. Este ano o número de bolsas a atribuir é de 1350 e o prazo de candidaturas vai decorrer de 2 a 31 de março, até 17 horas (hora de Lisboa).

Este ano a submissão de candidaturas é feita no portal myFCT, que é o novo sistema online para gerir  o processo de candidatura, avaliação e aprovação das bolsas. O ano passado a FCT já tinha introduzido a plataforma curricular CIÊNCIAVITAE, uma novidade que veio agilizar o processo organização e submissão do currículo dos candidatos.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento são subsídios atribuídos competitivamente para apoiar a formação de cientistas em todas as áreas do conhecimento na obtenção do grau académico de Doutor. Permitem aos investigadores dedicarem-se em exclusivo à sua investigação, deste modo contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do país. A FCT apoia atualmente cerca de 5 mil bolsas de doutoramento.

As atividades de investigação a realizar pelos candidatos no âmbito das bolsas a atribuir neste concurso podem ser desenvolvidas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional. As instituições de acolhimento podem ser instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface Tecnológico, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, hospitais e unidades de cuidados de saúde, outras entidades integradas na Administração Pública onde sejam desenvolvidas atividades de I&D, instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D, empresas cuja atividade haja sido reconhecida como de interesse científico ou consórcios em que participem qualquer uma destas entidades.