Saltar para o conteúdo principal

FCT anuncia o Concurso de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021

O aviso de abertura do Concurso da FCT para atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2021 já está disponível. Este ano o número de bolsas a atribuir é de 1450 e o prazo de candidaturas vai decorrer entre 1 de março e as 17h00 (hora de Lisboa) de 31 de março de 2021.

Todos os procedimentos de candidatura, avaliação, divulgação dos resultados, reclamação e/ou recurso e contratualização decorrem na plataforma eletrónica myFCT.

As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor, ou candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau em todas as áreas do conhecimento.

As atividades de investigação poderão ser realizadas em qualquer ambiente de produção e difusão de conhecimento, nacional ou internacional, incluindo instituições de ensino superior, unidades de I&D, Laboratórios Associados, Laboratórios Colaborativos, Centros de Interface Tecnológico, Laboratórios do Estado e outras instituições públicas de investigação, hospitais e unidades de cuidados de saúde, outras entidades integradas na Administração Pública onde sejam desenvolvidas atividades de I&D, bem como instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D.

Do mesmo modo, serão igualmente consideradas como instituições de acolhimento empresas, nomeadamente, aquelas cuja atividade haja sido reconhecida como de interesse científico ou consórcios em que participem quaisquer entidades referidas no parágrafo anterior.

Sublinha-se que as atividades de investigação podem ser realizadas em colaboração com diferentes instituições de acolhimento, públicas e privadas, incluindo empresas e administração pública, promovendo a colaboração institucional assim como a transdisciplinaridade e a interdisciplinaridade.