Saltar para o conteúdo principal

FCT apoia Bolsas para Estágios Tecnológicos no CERN, ESA e ESO

Estão abertas até 19 de dezembro as candidaturas para a atribuição de 18 bolsas para a realização de estágios tecnológicos em três organizações científicas internacionais das quais Portugal é membro, nomeadamente a Organização Europeia para a Pesquisa Nuclear (CERN), a Agência Espacial Europeia (ESA) e o Observatório Europeu do Sul (ESO). Podem concorrer portugueses licenciados ou com grau académico superior em início de carreira.

Este programa de estágios tem como objetivo proporcionar a candidatos portugueses uma oportunidade de realizarem formação avançada em organizações científicas internacionais de referência. As bolsas a concurso são dirigidas às mais diversas áreas, sendo que as oportunidades de estágio vão desde as áreas da engenharia, ciências naturais e informática, até às áreas da gestão, transferência de tecnologia e inovação, comunicação, direito, ciências políticas e economia.

Os estágios tecnológicos têm a duração máxima de dois anos. Realizam-se ao abrigo dos Acordos celebrados pela FCT com o CERN, a ESA e o ESO, e procuram que os candidatos desenvolvam um plano de formação complementar (on-the-job training) em domínios tecnológicos estratégicos para o aumento da competitividade das empresas portuguesas.