Saltar para o conteúdo principal

FCT opens up for debate White Paper on an R&D Agenda for the Atlantic

(Available only in Portuguese)

Nos últimos meses, a FCT tem promovido uma série de workshops internacionais para a definição de uma agenda de investigação para o Atlântico centrada nos Açores, fomentando a cooperação norte-sul e transatlântica, com o objetivo de desenvolver uma plataforma internacional de cooperação dedicada à investigação integrada nas áreas do clima, observação da terra, energia, espaço e oceanos.

Nesses workshops, tem-se tornado cada vez mais claro o interesse de agências de investigação internacionais, empresas e decisores políticos de diversos países e instâncias no desenvolvimento de uma base internacional para essa investigação, num local privilegiado em termos geográficos e de capacidade instalada: o arquipélago dos Açores. Está por isso a ser proposta a criação do Azores International Research Center – AIR Center –, capaz de agregar interesses científicos, tecnológicos e empresariais.

A FCT pede agora contributos à comunidade científica portuguesa para o documento preliminar que servirá de base para o estabelecimento da agenda para o AIR Center. O documento está disponível aqui, e os contributos podem ser enviados para AIR.workshops@fct.pt.