Saltar para o conteúdo principal

GENDER RESEARCH 4 COVID-19 recebeu 145 propostas

O apoio especial “GENDER RESEARCH 4 COVID-19”, que foi lançado pela FCT em colaboração com a Secretaria de Estado para a Cidadania e a Igualdade e o apoio da Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), recebeu 145 propostas de projetos submetidas por 63 entidades proponentes.

Este apoio, que corresponde a um investimento global de 500 mil euros, proveniente de fundos nacionais disponibilizados através do orçamento da FCT, consiste numa linha de financiamento excecional para resposta à pandemia de Covid-19. Tem como finalidade financiar projetos e iniciativas de investigação e desenvolvimento já em curso ou a desenvolver, que permitam a produção e difusão de conhecimento sobre os impactos de género da pandemia provocada pela Covid-19, sobre constrangimentos colocados pelas relações sociais de género e na reação individual, económica e sanitária à pandemia, e respetivos efeitos futuros.

A apresentação de propostas para este apoio especial decorreu entre o dia 15 de maio e o dia 2 de junho e as 145 propostas recebidas estão distribuídas pelas seguintes linhas de investigação: – Género e Mercado de Trabalho durante e no período pós crise COVID-19 (43%); – COVID-19, quotidianos, estereótipos e papéis de género (28%); – COVID-19 e violência contra as mulheres e violência doméstica (29%).

Tendo em conta o caráter de urgência, serão apoiados projetos de implementação rápida, com um máximo de 4 meses ou 10 meses de desenvolvimento, e um limite máximo de financiamento de cada projeto de 20 mil euros ou 40 mil euros, respetivamente para cada uma das durações. A seleção das propostas terá por base uma avaliação realizada por peritos externos. Está previsto que os resultados estejam disponíveis até 30 de junho.

Esta linha de financiamento integra-se num conjunto variado de apoios, concursos e outras iniciativas, lançados este ano pela FCT no âmbito do combate à Covid-19: o apoio RESEARCH 4 COVID-19, com duas edições; o Concurso para projetos de I&D AI 4 COVID-19: Ciência dos Dados e Inteligência Artificial na Administração Pública; o apoio Gender Research 4 Covid-19; o portal Science 4 COVID-19, o aumento da capacidade da RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade, que suporta as ligações à internet da comunidade de ensino e investigação; o reforço da capacidade dos serviços que asseguram ensino a distância e teletrabalho na comunidade académica e científica (Colibri, NAU, Educast, Videocast); e a criação de uma página COVID-19 no site da FCT, que reúne toda a informação que vai sendo emitida, relacionada direta ou indiretamente com esta situação de pandemia.