Saltar para o conteúdo principal

Investigação e inovação biomédica portuguesas recebem diplomas em Barcelona

Barcelona recebe hoje os investigadores portugueses que lideram os oito projetos de investigação selecionados no âmbito da “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b” da Fundação “la Caixa” e da FCT. Os temas dos projetos vão desde a obesidade à insuficiência cardíaca.

Os oito projetos selecionados, com um investimento total de cinco milhões de euros, são financiados ao abrigo do protocolo estabelecido entre a Fundação “la Caixa” e a FCT no passado mês de fevereiro. O protocolo estabelece que a FCT apoiará projetos de investigação liderados por equipas portuguesas selecionados no âmbito do Concurso Fundação “la Caixa”, de forma a igualar o investimento que Fundação “la Caixa” destinar a projetos portugueses.  

Para além dos oito projetos i4b, investigadores portugueses participam em 2 outros projetos selecionados no Concurso Fundação “la Caixa”. Ao todo serão apoiados 24 projetos nas áreas de oncologia, neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e temas biomédicos transversais. O concurso teve 785 candidaturas, 167 das quais oriundas de Portugal.

A sessão de apresentação e entrega de diplomas, que decorre hoje em Barcelona, conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Ministro da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha, Pedro Duque. 

Saiba mais sobre os projetos portugueses.