Saltar para o conteúdo principal

MIT Portugal e UTAustin-Portugal abrem concursos para Projetos de Investigação Exploratória

A FCT abriu em janeiro as candidaturas a dois Concursos para Projetos de Investigação Exploratória, enquadrados nas parcerias dos programas MIT Portugal e UTAustin-Portugal. Estes concursos preveem a atribuição de 3,2 milhões de euros para o financiamento de 32 projetos.

Os projetos de investigação exploratória no âmbito do Programa MIT Portugal são direcionados para o desenvolvimento de produtos e serviços de elevada performance tecnológica, entre parceiros públicos e privados e as entidades do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN). As áreas de atuação são: investigação integrada baseada no contexto do centro Atlantic International Research Centre (AIR Centre), sustentabilidade e gestão de dados em sistemas urbanos, novos conceitos industriais e fábricas inteligentes, dispositivos biológicos e médicos, e sistemas de transportes sustentáveis. As candidaturas decorrem até 8 de março.

O concurso para projetos de investigação exploratória no âmbito do Programa UTAustin-Portugal pretende promover e financiar projetos científicos exploratórios propostos por equipas de especialistas e investigadores. As áreas de investigação são as relacionadas com a iniciativa CoLab – Investigação de Tecnologias Emergentes (conteúdos digitais, computação avançada, matemática, nanotecnologias) e áreas científicas definidas no contexto do AIR Centre (ciências espaciais; energias de tecnologias limpas; ambiente, ciências atmosféricas e alterações climáticas; ciências oceânicas; e ciência dos dados, infraestruturas cibernéticas e e-ciência). As candidaturas decorrem até 23 de março.