Saltar para o conteúdo principal

Observatório da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) analisa a COVID-19

O Observatório da Ciência, Tecnologia e Sociedade da Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) para a Educação, a Ciência e a Cultura  tem vindo a reunir alguns dados relacionados com a COVID-19. Os dados analisados resultam da PubMed, uma das maiores bases de dados de informação científica sobre saúde a nível mundial.

O observatório disponibiliza informação em tempo real sobre as publicações científicas relacionadas com a COVID-19 em todo o mundo, onde é possível consultar dados sobre o conjunto de publicações por país; realizar a comparação entre a produção científica de dois ou mais países; e analisar a colaboração entre académicos de várias nacionalidades.

Encontra-se também disponível um relatório bibliográfico sobre o uso de hidroxicloroquina em casos de COVID-19, incluindo uma lista de seis artigos académicos de diferentes origens que identificam as vantagens e desvantagens deste fármaco para o tratamento da pandemia.

Além disso, é ainda possível consultar a evolução temática dos artigos científicos relacionados com o tratamento da COVID-19. Primeiramente os artigos incidiam sobre o vírus e o seu comportamento epidemiológico, e em seguida começaram a surgir artigos relacionados com a abordagem farmacológica da pandemia. Em simultâneo surgiram e foram divulgados estudos relacionados com vários fármacos utilizados no tratamento de doenças como SIDA, Ébola ou Malária.

A OEI nasceu em 1949 sob a designação de “Oficina de Educación Iberoamericana” e consiste num organismo intergovernamental para a cooperação entre os países ibero-americanos. Os seus campos de atuação são a promoção da educação, da ciência, da tecnologia e da cultura, no contexto do desenvolvimento, da democracia e da integração regional.

Portugal é Estado-Membro de pleno direito da OEI desde 2002, juntando-se a mais 22 Estados que constituem a OEI, nomeadamente: Andorra, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, Guiné Equatorial, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.