Saltar para o conteúdo principal

Portuguese Research and biomedical innovation receive diplomas in Barcelona

Barcelona recebe hoje os investigadores portugueses que lideram os oito projetos de investigação selecionados no âmbito da “Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Biomédica, i4b” da Fundação “la Caixa” e da FCT. Os temas dos projetos vão desde a obesidade à insuficiência cardíaca.

Os oito projetos selecionados, com um investimento total de cinco milhões de euros, são financiados ao abrigo do protocolo estabelecido entre a Fundação “la Caixa” e a FCT no passado mês de fevereiro. O protocolo estabelece que a FCT apoiará projetos de investigação liderados por equipas portuguesas selecionados no âmbito do Concurso Fundação “la Caixa”, de forma a igualar o investimento que Fundação “la Caixa” destinar a projetos portugueses.  

Para além dos oito projetos i4b, investigadores portugueses participam em 2 outros projetos selecionados no Concurso Fundação “la Caixa”. Ao todo serão apoiados 24 projetos nas áreas de oncologia, neurociências, doenças infeciosas, doenças cardiovasculares e temas biomédicos transversais. O concurso teve 785 candidaturas, 167 das quais oriundas de Portugal.

A sessão de apresentação e entrega de diplomas, que decorre hoje em Barcelona, conta com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, e do Ministro da Ciência, Inovação e Universidades de Espanha, Pedro Duque. 

Saiba mais sobre os projetos portugueses.