Saltar para o conteúdo principal

Prémio João Monjardino distingue investigação sobre o impacto Covid-19 na violência em relações de intimidade

Na sua primeira edição, o Prémio João Monjardino, sob o tema “Relação Médico-Doente: medicina personalizada e/ou medicina narrativa?”, vai ser atribuído ao trabalho de investigação “O Impacto da Pandemia por Covid-19 na precipitação de episódios de violência nas relações de intimidade”, da autoria de Diana Moreira, médica interna de Medicina Geral e Familiar na USF Santa Maria, do ACES Grande Porto II, Gondomar. A sessão de entrega tem lugar no próximo dia 28 de abril, às 14h00, no ICBAS-Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, da Universidade do Porto. A participação em modelo presencial é por convite, mas a sessão terá transmissão online via Zoom acessível a todos.

O trabalho de investigação de Diana Moreira foi publicado no International Journal of Law and Psychiatry, em junho 2020, propõe uma reflexão sobre o aumento de casos de Violência em Relações de Intimidade (VRI) no contexto da pandemia por Covid-19; acerca do impacto das medidas de isolamento e distanciamento social devido à pandemia nestes casos de VRI; e a importância do papel dos profissionais de saúde nestas situações. Submetido ao Prémio João Monjardino, o júri distinguiu este trabalho, entre as restantes candidaturas, como o vencedor do prémio que tem o valor de 10 mil euros.

O Prémio João Monjardino foi criado em 2021 ao abrigo de um novo protocolo entre a FCT e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente, tendo substituído o anterior Prémio Pulido Valente Ciência que teve a sua última edição em 2020.

Mais informações no website da FFPV