Saltar para o conteúdo principal

Prémio Pulido Valente Ciência 2013 atribuído a Tiago Santos

O Prémio Pulido Valente Ciência 2013 distinguiu o artigo “Polymeric nanoparticles to control the differentiation of neural stem cells in the subventricular zone of the brain”, de Tiago Santos, publicado na revista ACS Nano. 

O trabalho publicado descreve a aplicação de nanopartículas contendo ácido retinóico encapsulado como uma estratégia inovadora e eficaz na indução da diferenciação de células estaminais cerebrais em novos neurónios. A formulação desenvolvida apresenta grandes vantagens e abre novas perspetivas para o tratamento de lesões cerebrais e doenças neurodegenerativas. O projeto foi desenvolvido no Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra.

A cerimónia de entrega do prémio decorreu no dia 11 de março, no Palácio das Laranjeiras, e contou com uma palestra pelo premiado sobre “Potencial terapêutico de nanopartículas com ácido retinóico encapsulado para reparação cerebral”.

O Prémio Pulido Valente Ciência, criado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e pela Fundação Professor Francisco Pulido Valente (FPFPV), visa distinguir o melhor trabalho publicado no domínio das Ciências Biomédicas, que descreva a investigação executada por investigadores com idade inferior a 35 anos, em laboratórios nacionais. Atribuído pela primeira vez em 2003, o prémio é atribuído anualmente e tem o valor de 10 000 Euros.