Saltar para o conteúdo principal

Programa UT Austin|Portugal: segunda parceria internacional renovada

O memorando de entendimento que garante a continuidade do Programa UT Austin|Portugal para os próximos cinco anos foi assinado no dia 5 de novembro de 2012, representando um investimento de 2 M€ anuais, por parte da Fundação para a Ciência e a Tecnologia(*).

Iniciado em 2007, o Programa UTAustin|Portugal possibilitou a colaboração entre a Universidade do Texas em Austin e universidades e centros de investigação em Portugal, centrando-se em três áreas académicas específicas- Digital Media, Computação Avançada e Matemática – bem como no criação da rede empresarial de comercialização e internacionalização da ciência e tecnologia produzida em Portugal – UTEN (University Technology Enterprise Network). Nos últimos cinco anos, o Programa reuniu mais de 40 professores e investigadores e 120 alunos de várias instituições portuguesas, entre universidades, centros de investigação e laboratórios, , que beneficiaram de visitas regulares à Universidade do Texas em Austin, onde tiveram a possibilidade de estudar e aprofundar os seus projetos de doutoramento.

A rede UTEN será uma das grandes apostas para a segunda fase desta parceria. Sobre as bases criadas pela UTEN será desenvolvido um programa de transferência de tecnologia e de conhecimento de âmbito nacional, que tem como objetivo permitir que empresas portuguesas beneficiem dos resultados dos projetos de investigação, e contribuir para a profissionalização da atividade de transferência de tecnologia.

O Programa UTAustin|Portugal destaca-se particularmente pelo esforço de ligação entre o mundo académico e as empresas nacionais, que a parceria tem fomentado. Através do CoLab (International Collaboratory for Emerging Technologies) foram já realizadas várias iniciativas em parceria com empresas como a ZON (Prémio ZON Criatividade em Multimédia) e a YDreams, das quais resultam mais-valias para as empresas e para a comunidade do Programa.

Depois da renovação do Programa Carnegie Mellon Portugal, esta é a segunda parceria internacional a garantir a sua continuidade por mais cinco anos, revelando a aposta do Ministério da Educação e Ciência em apoiar e dar seguimento ao trabalho desenvolvido nestas parcerias.

Prevê-se que ainda em 2012 seja assinado o acordo para a renovação do Programa MIT-Portugal, também por cinco anos, e que a segunda fase destas três parcerias arranque em janeiro de 2013. A primeira fase do programa Fraunhoffer-Portugal (com a Alemanha) e da parceria com Harvard Medical School está ainda a decorrer, estando as suas renovações previstas para 2014 e 2015, respetivamente.

Com base na avaliação realizada pela avaliação realizada pela Academia da Finlândia, a segunda fase das parcerias prevê um maior ênfase em projetos de investigação conjuntos entre universidades/centros de investigação e empresas, dirigidos à resolução de problemas concretos e nos quais estudantes e investigadores participem. Haverá assim uma mudança de enfoque da formação pós-graduada e criação de massa crítica, para um reforço da inovação e do empreendedorismo.

* No evento estiveram presentes o Presidente da FCT, Miguel Seabra, o Diretor Nacional do Programa, Nuno Correia, o Diretor na Universidade do Texas, Robert Peterson, bem como representantes de algumas universidades portuguesas envolvidas nesta parceria entre Portugal e a Universidade do Texas em Austin.