Saltar para o conteúdo principal

Programa UTAustin

No âmbito do Programa UTAustin – Portugal, a FCT anunciou o resultado do Concurso para Projetos de Investigação Exploratória que recomenda 8 projetos para financiamento das 54 candidaturas recebidas. O investimento total para a concretização destes projetos é de 390.370,22 euros, sendo que o limite máximo de financiamento de cada projeto é de 50 mil euros.

Este concurso visa o desenvolvimento de atividades de investigação entre universidades portuguesas e a University of Texas at Austin (UTAustin) em que os projetos de carácter exploratório com expansão potenciam soluções para problemas do mundo real. Os projetos selecionados nesta edição vão permitir explorar as áreas de Computação Avançada; Física Médica para Terapias Emergentes contra o Cancro; Nanomateriais para Novos Mercados e Interações Espaço – Terra.

Este concurso realizou-se ao abrigo do acordo de parceria entre a FCT e a University of Texas at Austin, integrado no programa goPORTUGAL – Parcerias Globais em Ciência e Tecnologia, promovido pela FCT, e cuja missão e objetivos passa por valorizar o processo de internacionalização da investigação científica e tecnológica em Portugal, desenvolvendo a criação de emprego científico e qualificado e fomentando a criação e crescimento de novas empresas de base científica e tecnológica. O programa goPORTUGAL integra parcerias com outras instituições de investigação estrangeiras de referência, como a Carnegie Mellon, a Harvard Medical School, o Imperial College London ou a Fraunhofer.