Saltar para o conteúdo principal

Projeto colaborativo em Materiais Biomédicos junta investigadores de Portugal e China

O projecto de investigação “Biofunctional coatings for cardiovascular interventional devices”, apresentado pelos investigadores Cristina Martins, do Instituto Nacional de Engenharia Biomédica e Jian Ji, da Universidade de Zhejiang foi seleccionado na sequência do concurso de projetos exploratórios promovido pelo Centro de Inovação Conjunto em Materiais Avançados Portugal-China.
 
De abril a maio de 2013, a FCT e o Departamento de Cooperação Internacional do Ministério da Ciência e Tecnologia da República Popular da China (MOST) receberam candidaturas para projectos colaborativos nas áreas de Materiais Biomédicos, Nanotecnologia e Nanomateriais, Materiais Sustentáveis e Materiais para a Energia. Foram avaliadas 13 candidaturas conjuntas e seleccionado um projeto, que terá a duração de um ano, com um financiamento de 100 mil€.
 
O projeto seleccionado pretende desenvolver uma nova geração de revestimentos em dispositivos utilizados no tratamento de doenças cardiovasculares. Consideradas uma das principais causas de morte e invalidez, as doenças cardiovasculares afetam milhões de pessoas por todo o mundo, registando a China mais de 10 milhões de novos pacientes por ano. Controlar a inflamação provocada por danos mecânicos durante o tratamento e promover a cicatrização dos vasos sanguíneos através do tipo de revestimento utilizado, e possibilitar a redução de infeções causadas pelo uso de cateteres através da utilização de revestimentos antifúngicos são algumas das questões levantadas neste projeto.
 
A equipa de investigação do projeto seleccionado tem já mais de uma década de colaboração, iniciando-se em 1997 com o projeto “Blood contact materials”, no âmbito do China-Portugal Sci & Tech agreement. Às instituições associadas ao projeto, juntam-se ainda as empresas Zhejiang Zylox Medical Device (China), Matera (Portugal) e o IPATIMUP.