Saltar para o conteúdo principal

Projetos vencedores do Orçamento Participativo Portugal (OPP)

Orçamento Participativo

Os projetos vencedores do primeiro Orçamento Participativo Portugal (OPP) são conhecidos no próximo dia 14 de setembro, quinta-feira, às 15h00, numa cerimónia no Pavilhão do Conhecimento aberta ao público. A sessão contará com a participação da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e da Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.

O primeiro OPP foi desencadeado pelo Governo Português no início deste ano, a votação nos projetos apresentados por cidadãos e admitidos ao concurso terminou no passado dia 10 de setembro e agora serão conhecidos os resultados deste processo.

As propostas ao OPP traduziram-se em ideias concretas para projetos nas áreas da cultura, da ciência, da educação e formação de adultos e da agricultura, no continente, e nas áreas da justiça e da administração interna, nas Regiões Autónomas.

As propostas apresentadas foram validadas de acordo com os princípios técnicos e transformadas em projetos, com definição de valor de investimento e prazo previsível para a sua implementação. No total foram submetidos a votação 599 projetos, 97 dos quais na área da ciência.

Puderam votar no OPP cidadãos nacionais e cidadãos estrangeiros a residir legalmente em Portugal, com idade igual ou superior a 18 anos, tendo cada um direito a dois votos: um para projetos de âmbito territorial e um para projetos de âmbito nacional. A votação podia ser feita via online e SMS.