Saltar para o conteúdo principal

Próxima sessão dos 25 anos da FCT é dedicada às “Mulheres na Ciência”

A FCT vai realizar dia 26 de maio, na Universidade da Beira Interior (UBI) da Covilhã, a 5ª conferência científica do programa das comemorações dos 25 anos da FCT, que será dedicada à temática “As Mulheres na Ciência”. A sessão inicia-se às 14h00 e decorrerá no Anfiteatro das Sessões Solenes do Polo I da UBI. O programa está disponível e a participação presencial é livre, mas requer registo prévio. A sessão também será transmitida online em ligação disponibilizada na página do programa das comemorações dos 25 Anos da FCT.

A conferência contará na abertura com as intervenções da Presidente do Conselho Diretivo da FCT, Helena Pereira, e do Reitor da UBI, Mário Raposo. Seguir-se-ão quatro comunicações, com visões particulares sobre o tema em foco: Helena Pereira iniciará com “A FCT e as mulheres na ciência: o que mudou em 25 anos”; Ana Costa Freitas, Presidente da Associação Portuguesa de Mulheres Cientistas, apresentará “Mulheres vs. Ciência vs. Mulheres”; Diana Maciel, investigadora do Centro Interdisciplinar de Estudos de Género do ISCSP, falará de “Gender Equality in Higher Education Institutions” (Igualdade de género nas instituições de ensino superior); e Maria João Sequeira, da FCT, abordará “25 Anos de FCT: o Caminho das Mulheres na Ciência”.

De seguida, na sessão segue-se uma mesa de discussão, composta por um painel dedicado ao tema “Percursos de ciência no feminino”, com a participação de investigadoras em diversas áreas científicas, moderado pelo vice-presidente da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, Manuel Albano. O encerramento da sessão será feito pela Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato.

A FCT está a assinalar o seu 25º aniversário com um programa composto por 12 sessões, realizadas em diferentes cidades, estimulando a discussão em torno de temas importantes para o futuro da ciência em Portugal e na Europa. Até ao final do ano, ainda serão realizadas sessões sobre as seguintes temáticas: Atividades e Projetos de I&D (22 de junho, Vila Real); Ciência Aberta, Repositórios e Biblioteca On-line (julho, Braga); Verão com Ciência (agosto, Bragança); Cultura Científica e Ciência Viva (setembro, Faro); Computação Avançada (outubro, Guimarães); Cooperação Científica Internacional (novembro, Évora); e A FCT e a ciência em Portugal e na Europa (dezembro, Lisboa).