Saltar para o conteúdo principal

Resultado do concurso para a atribuição do título de Laboratório Colaborativo

Está concluída a avaliação das candidaturas submetidas para atribuição do título e designação de Laboratório Colaborativo (CoLAB). Seis propostas obtiveram parecer positivo. A lista homologada com a classificação final das candidaturas apresentadas a concurso está disponível aqui. As propostas agora avaliadas foram apresentadas na sessão pública que decorreu a 15 de novembro de 2017, em Lisboa.

Os Laboratórios Colaborativos têm 90 dias após a decisão de atribuição do título para se constituírem como associações privadas sem fins lucrativos ou empresas. Essas instituições irão criar, direta e indiretamente, emprego qualificado e emprego científico em Portugal, através da implementação de agendas de investigação e de inovação orientadas para a criação de valor económico e social.

Os CoLAB devem responder ao desafio da densificação do território nacional em termos de atividades baseadas em conhecimento, através de uma crescente consolidação de formas de colaboração entre instituições de ciência, tecnologia e ensino superior e o tecido económico e social, designadamente as empresas, o sistema hospitalar e de saúde, as instituições de cultura e as organizações sociais. A obtenção do título permitirá posteriormente concorrer a financiamento específico.

O concurso está aberto em permanência. A próxima reunião do painel de avaliação decorrerá a 20 de abril.