Saltar para o conteúdo principal

Resultados da 1.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada

A FCT aprovou 129 projetos na 1.ª edição do Concurso de Projetos de Computação Avançada (CPCA), entre os quais 67 projetos de tipologias A1 e A2, de entre as 133 candidaturas recebidas (50,4% de taxa de aprovação para projetos A1 e A2). A listagem final ordenada dos projetos é disponibilizada aqui.

Foram pedidas mais de 80 milhões de core.horas neste 1º concurso de projetos de computação avançada (CPCA). A capacidade inicial de 27,3 M foi, entretanto, revista para 35,3 M de modo a acomodar mais projetos.

Aos 62 dos restantes projetos abaixo da linha de corte foram atribuídos vouchers de experimentação A0 ou A00, conforme o posicionamento na lista ordenada.

Ao todo serão 129 candidaturas com acesso aos recursos da Rede Nacional de Computação Avançada, nas 3 modalidades disponíveis:

  • HPC – High Performance Computing
  • HTC – High Throughput Computing
  • Cloud Computing

O Concurso de Projetos de Computação Avançada enquadra-se na Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, Portugal INCoDe.2030, no Eixo 5 – Investigação, que tem como objetivo garantir as condições para a produção de novos conhecimentos e a participação ativa em redes e programas internacionais de I&D – instituições de investigação públicas ou privadas, sem fins lucrativos, que se dedicam à investigação científica e desenvolvimento tecnológico.