Saltar para o conteúdo principal

Resultados do Concurso Social Research 2021 da Fundação “la Caixa” com a FCT

Os resultados do Concurso Social Research 2021 aprovaram o financiamento de 17 projetos candidatos, dos quais 4 são liderados por instituições e investigadores portugueses. A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), ao abrigo do acordo celebrado com a Fundação “la Caixa” em 2020, financiará diretamente dois desses projetos, que serão desenvolvidos durante os próximos 2 anos, com um investimento de cerca de 200.000 euros.

Este concurso realiza-se ao abrigo da Iniciativa Ibérica de Investigação e Inovação Social – i4s estabelecida entre a FCT e a Fundação “la Caixa”, que apoia projetos de investigação na área social. A colaboração com a FCT decorre desde a edição de 2020, e permitiu financiar conjuntamente um total de 6 projetos liderados por instituições portuguesas, num investimento conjunto global de mais de 580.000 euros.

As 17 propostas selecionadas na edição de 2021 visam apoiar projetos de investigação social baseados em dados quantitativos que se destacam pela sua excelência e que, através de uma abordagem original e inovadora, gerem informação robusta e sólida que permita compreender, de forma aprofundada, os desafios sociais presentes e futuros de Portugal e/ou Espanha.

Os 4 projetos portugueses selecionados neste concurso são provenientes de centros de investigação e universidades de duas regiões: dois projetos da Região Norte (Porto e Braga) e dois projetos de Lisboa.