Saltar para o conteúdo principal

Novo concurso MSCA4Ukraine com mais 10 milhões de euros para financiar investigadores deslocados da Ucrânia

Notícia MSCA Ukraine

A Comissão Europeia (CE) reforçou recentemente o financiamento da iniciativa MSCA4Ukraine com 10 milhões de euros, aumentando assim a capacidade de apoio a investigadores deslocados da Ucrânia.

Através da rede Scholars at Risk, irá realizar-se um evento de relançamento desta iniciativa, que terá lugar no dia 14 de junho, seguindo-se duas sessões informativas, com possibilidade de perguntas, nos dias 20 e 24 de junho. Para mais informações e registo no evento de relançamento, consulte: https://eua.eu/events/326-msca4ukraine-re-launch-webinar-and-info-day.html

Desde 2023, esta iniciativa, enquadrada nas Ações Marie Skłodowska-Curie (MSCA), permitiu a 125 investigadores deslocados da Ucrânia continuarem a sua formação e trabalho em 21 países europeus. O orçamento extra permitirá a mais cerca de 50 investigadores deslocados da Ucrânia, doutorandos e investigadores de pós-doutoramento, continuarem o seu trabalho em segurança.

As candidaturas devem ser apresentadas por potenciais instituições de acolhimento em nome de investigadores deslocados da Ucrânia (candidatos). Estas podem ser instituições académicas ou não académicas em qualquer Estado-Membro da UE ou país associado ao Horizonte Europa. Os candidatos devem ser investigadores deslocados, com a sua residência principal na Ucrânia a 24 de fevereiro de 2022.

O financiamento a atribuir aos investigadores está alinhado com os valores das MSCA Doctoral Networks (para o caso dos alunos de doutoramento) e das MSCA Postdocoral Fellowships (para os investigadores doutorados), conforme especificados no Programa de Trabalhos MSCA do Horizonte Europa 2021-2022.

As instituições de acolhimento receberão contribuições mensais de 650 euros para custos de gestão institucional e de 1000 euros para custos de investigação, formação e networking, por cada investigador acolhido (independentemente de estes serem doutorandos ou investigadores de pós-doutoramento).

As potenciais instituições de acolhimento e investigadores interessados poderão consultar os documentos da convocatória a partir do início de junho e concorrer a partir de agosto através do site MSCA4Ukraine.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas, iniciativas que divulga através da sua lista de contactos para Horizonte Europa (inscrição aqui). As gravações de várias das sessões realizadas estão disponíveis no canal PERIN-FCT no EDUCAST. A FCT é também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.

 

Selo 40 anos Programa-QuadroEm 2024, assinalam-se os 40 anos do Programa-Quadro da União Europeia, o maior instrumento para a promoção da Investigação, Desenvolvimento e Inovação europeu e o farol para a cooperação científica internacional.