Saltar para o conteúdo principal

Plano de Ação da Estratégia Digital Nacional 2026-2027

O Plano de Ação da Estratégia Digital Nacional para 2026-2027, recentemente aprovado pelo Governo e publicado em Diário da República, inclui a FCT entre as entidades responsáveis pela execução de medidas estratégicas que impulsionam a transição digital em Portugal.

A FCT é corresponsável, juntamente com a ARTE, I. P., a ANI, S. A., a IP-Telecom, S. A., e a Imprensa Nacional-Casa da Moeda, S. A., pela implementação da medida 13.5 – “Acompanhamento de pilotos do futuro”, que abrange áreas como Computação Quântica, Robótica, Blockchain e Governação da Internet.

A FCT participa ainda, como entidade envolvida, em duas medidas: a 17.1 – “Implementação do Pacto de Competências Digitais”, da responsabilidade da ARTE, I. P; e a 18.1 – “Implementação do Programa Nacional das Raparigas nas STEM”, da responsabilidade da Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género (CIG).

O Plano de Ação da Estratégia Digital Nacional concretiza a Estratégia Digital Nacional (EDN), cujo objetivo é posicionar Portugal entre os países mais avançados da União Europeia em matéria de transformação digital.