Saltar para o conteúdo principal

Portugal capta financiamento recorde nos concursos europeus Marie Skłodowska-Curie Postdoctoral Fellowships e ERA Fellowships

As instituições portuguesas captaram 7,01 milhões de euros no concurso de 2025  Marie Skłodowska-Curie Actions (MSCA) Postdoctoral Fellwoships, o que corresponde a 1,75% do financiamento a atribuir, sendo este o melhor resultado de Portugal desde o início do Horizonte Europa neste instrumento de financiamento. A estes somam-se 1,6 milhões de euros adicionais, assegurados através de um outro concurso associado às MSCA PF, designado por ERA Fellowships, o que sobe o montante total captado pelas instituições portuguesas para 8,6 milhões de euros

Foram apresentadas mais de 17 mil candidaturas, 496 destas por instituições portuguesas, o que corresponde a um recorde absoluto de participação, tanto a nível europeu, como nacional. No concurso MSCA Postdoctoral Fellowships foram selecionadas para financiamento 1.610 propostas, tendo 40 delas instituições de acolhimento em Portugal. Através das ERA Fellowships, as instituições portuguesas conseguiram um financiamento de oito propostas adicionais.

Como consequência do elevado número de candidaturas, a taxa de sucesso do concurso MSCA Postdoctoral Fellowships foi mais baixa do que o habitual. A nível europeu foi de 9,3% e a nível nacional de 8,1%. Note-se que esta é a edição deste concurso em todo o Horizonte Europa em que a taxa de sucesso das instituições nacionais mais se aproxima da média europeia. Somando as oito propostas adicionais financiadas através das ERA Fellowships, a taxa de sucesso nacional sobe para 9,6%, um valor ligeiramente superior ao da média europeia.

AS MSCA Postdoctoral Fellowships são um instrumento do Horizonte Europa que visa financiar um projeto de pós-doutoramento em qualquer área do conhecimento, sendo a candidatura apresentada em conjunto pelo investigador proponente e por uma instituição de acolhimento. Para serem elegíveis, os investigadores têm de cumprir uma regra de mobilidade, ou seja, não podem ter residido nem ter tido a sua atividade principal no país da instituição de acolhimento por mais de 12 meses, nos três anos anteriores à data de fecho do concurso. Para além disso, não poderão ter concluído o seu doutoramento há mais de oito anos, à data de fecho do concurso (há algumas exceções de períodos que não contam para este limite de oito anos, tais como a maternidade e tempo fora da investigação).

Irá abrir um novo concurso MSCA Postdoctoral Fellowships no próximo dia 9 de abril, com data de fecho a 9 de setembro. Está disponível para visualização a gravação em vídeo e os slides de uma sessão informativa recente acerca da edição de 2025 desse concurso.

As ERA Fellowships são um concurso que se baseia no mesmo processo de avaliação das MSCA Postdoctoral Fellowships, financiando candidaturas adicionais com instituições de acolhimento em países Widening, como é o caso de Portugal. Um país Widening é um Estado-Membro da UE, ou país associado ao Horizonte Europa, que apresenta desempenho científico e de inovação abaixo da média europeia e que, por isso, é elegível para medidas específicas destinadas a alargar a participação e reduzir desigualdades no acesso ao financiamento de investigação.

A FCT é responsável pela promoção das Ações Marie Skłodowska-Curie em Portugal, realizando regularmente sessões informativas e workshops de escrita de propostas, iniciativas que são divulgadas através da manifestação de interesse com o preenchimento de um formulário e nas notícias publicadas no site da FCT. A FCT é também responsável pela representação de Portugal no Comité de Configuração do Programa das Ações Marie Skłodowska-Curie, junto da União Europeia.