Saltar para o conteúdo principal

Prémio João Monjardino 2023 aborda o tema “Saúde Mental: Investigação Clínica e de Serviços”

Prémio João Monjardino 2023

O Prémio João Monjardino 2023, que este ano vai na sua 3.ª edição, irá distinguir o melhor artigo científico publicado sob o tema “Saúde Mental: Investigação Clínica e de Serviços”. As candidaturas encontram-se a decorrer até dia 29 de setembro de 2023, sendo o valor do prémio a atribuir de 10.000 Euros.

Podem ser submetidos a candidatura os artigos que tenham sido publicados sob o tema a concurso, sem restrição de ano de publicação, que descrevam os resultados da investigação realizada numa instituição do sistema científico e tecnológico nacional, por um/a investigador/a com menos de 35 anos à data de apresentação da candidatura.

Os/as candidatos/as podem participar com um único trabalho original, que tenha sido publicado ou aceite para publicação, devidamente comprovado, numa revista nacional ou internacional da especialidade, devendo ser o/a primeiro/a autor/a ou coautor/a, desde que seja reconhecido na publicação como tendo contribuição idêntica à do primeiro autor/a.

As candidaturas serão avaliadas de acordo com os seguintes critérios: qualidade científica do artigo; pertinência do estudo e relevância dos resultados obtidos no âmbito do tema do concurso; e contributo do/a candidato/a para o trabalho publicado ou aceite para publicação.

O prémio João Monjardino surgiu em 2021, veio substituir o antigo Prémio Pulido Valente e resulta do protocolo celebrado entre a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Fundação Professor Francisco Pulido Valente.

Mais informação na página do concurso do Prémio João Monjardino 2023