Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas promove a participação dos jovens
A 4ª edição do Prémio Mário Ruivo – Gerações Oceânicas é dedicada ao tema “O Oceano e as Alterações Climáticas” e o prazo para o envio de candidaturas decorre até 15 de setembro. Este prémio é uma homenagem ao Professor Mário Ruivo e ao seu legado e visa promover a criatividade e a consciencialização dos jovens sobre o o oceano e o impacto das alterações climáticas.
Podem participar jovens entre os 14 e os 21 anos, que deverão criar filmes com uma duração até 7 minutos, dentro da temática referida, demonstrando a relação de absoluta interdependência entre Oceano e Clima, crucial para compreender as alterações climáticas.
Os filmes submetidos pelos jovens cineastas serão avaliados em quatro categorias – Mensagem, Criatividade, Cultura Científica e Futuro e serão atribuídos prémios de 2.000€ em cada categoria.
O sequestro de carbono, o aumento do nível do mar, a regulação climática, o impacto na biodiversidade, o impacto humano e eventos climáticos extremos são alguns dos fatores que fazem parte deste nexus Oceano – Clima e que poderão servir de inspiração aos jovens realizadores.
A FCT, juntamente com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a Estrutura de Missão para a Extensão da Plataforma Continental, a Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema, a Agência Portuguesa do Ambiente e a Direção-Geral da Educação, integra a Comissão Organizadora do Prémio, que é coordenada pela Direção-Geral de Política do Mar.
Mais informações em Prémio Mário Ruivo | Gerações Oceânicas (premiomarioruivo.pt)