Programa RESTART abriu as candidaturas

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) já abriu as candidaturas à primeira edição do programa RESTART, um novo programa de financiamento destinado a investigadoras e investigadores que tenham beneficiado recentemente de licença parental na prossecução e desenvolvimento de uma ideia de investigação original e inovadora, com a possibilidade de lhe associar outros recursos humanos e/ou materiais, de acordo com o financiamento disponibilizado e o tempo de execução previsto. Este programa tem prevista uma dotação orçamental de 1,25 milhões de euros e as candidaturas podem ser submetidas até 30 de março.
O RESTART é um concurso competitivo de projetos individuais de I&D em todos os domínios científicos, no montante máximo de 50 mil euros e com uma duração de execução de 18 meses. Este financiamento é dirigido a todos/as os/as investigadores/as que tenham gozado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção, em que se procura colmatar o período da sua ausência da investigação, apoiando o reiniciar das suas atividades de I&D. Alinhado com políticas públicas nesta área, o RESTART abrange ainda, com condições de elegibilidade específicas, os casos de licenças parentais partilhadas, as quais privilegiam a igualdade na prestação de cuidados e a partilha das responsabilidades familiares e durações de licença.
Com a criação deste programa, a FCT, a par do seu compromisso em promover o avanço do conhecimento científico e tecnológico, alicerçado em elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade, pretende promover a igualdade de género nas atividades e carreiras de I&D, indissociável da igualdade de oportunidades para toda a comunidade científica nacional.
Este novo instrumento de financiamento encontra-se alinhado com preocupações e recomendações do Conselho da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) nesta matéria, passando Portugal a ser um dos países pioneiros a dar resposta nesta matéria.
Novidades introduzidas neste concurso
Este concurso apresenta algumas novidades face a outros instrumentos da FCT. Nomeadamente,
- É adotado um sistema de CV narrativo para uma avaliação abrangente e efetiva dos percursos dos investigadores a realizar atividade em Portugal. Este sistema procura promover simultaneamente metodologias de avaliação mais qualitativas, robustas e integradas.
- Introdução de um novo critério de avaliação que valoriza especificamente os impactos da investigação futura, contextos e condições em que ela se realizará, no desenvolvimento de carreira dos investigadores.
- Simplificação dos procedimentos, tanto ao nível da submissão de candidaturas, como pela adoção de um regime gestão simplificada após a atribuição do financiamento.
A criação deste programa foi anunciada pela FCT na sessão comemorativa do Dia Mundial da Ciência e Dia Nacional da Cultura Científica, realizada a 24 de novembro de 2022.
Mais informações na página do concurso