Saltar para o conteúdo principal

RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal alcança um milhão de documentos agregados

Imagem celebrativa de 1 milhão de documentos agregados no RCAAP

O RCAAP – Repositórios Científicos de Acesso Aberto de Portugal, serviço da FCT desenvolvido pela FCCN e em colaboração com a Universidade do Minho, atingiu a marca de um milhão de documentos agregados, na celebração de 16 anos dedicados ao acesso aberto.

O Portal RCAAP, que tem como objetivo a disponibilização do conhecimento científico a estudantes, docentes e investigadores, bem como a todos os cidadãos interessados, permite a pesquisa e o acesso a milhares de documentos de carácter científico e académico, tais como artigos de revistas científicas, comunicações de conferências, teses e dissertações. Estes documentos encontram-se distribuídos por vários repositórios portugueses, tendo este portal atualmente alojados 385 recursos (revistas e repositórios).

O RCAAP integra ainda o portefólio de serviços de ciência aberta da FCT (PubIn, Pólen, Indexar) e de gestão de ciência (programa PTCRIS).

Em 2013, tornou-se o instrumento consagrado na lei para dar cumprimento ao depósito legal das teses de doutoramento, dissertações de mestrado e outros trabalhos científicos. A partir de 5 de maio de 2014, o RCAAP passou a servir de instrumento de suporte à política de acesso aberto da FCT.

O RCAAP está aberto à participação de todas as instituições dos sistemas científico e superior portugueses.

Para mais informações, visite a página da FCCN – serviços digitais da FCT destinada a este serviço.