Saltar para o conteúdo principal

Resultados provisórios da 2.ª edição do Programa RESTART

Imagem neutra com o texto "2a edição - Programa RESTART"

A FCT divulgou, a 23 de dezembro, os resultados provisórios da 2.ª edição do Programa RESTART. Foram avaliadas 100 candidaturas, tendo sido aprovados para financiamento 32 projetos, o que corresponde a uma taxa de sucesso de 32%.

Este programa de apoio a projetos de I&D em todos os domínios científicos (Ciências Exatas e Engenharias; Ciências da Vida e da Saúde; Ciências Naturais e Ambiente; Ciências Sociais e Humanidades) tem um financiamento global de 1.587.693,00 €.

O Programa RESTART destina-se a apoiar o regresso competitivo às atividades de investigação de investigadores/as que tenham beneficiado recentemente de uma licença parental, incluindo por adoção. De acordo com o financiamento disponibilizado e o tempo de execução previsto, existe também a possibilidade de serem associados outros recursos humanos e/ou materiais.

Nos percursos dos investigadores/as, e com maior incidência em investigadoras nos ciclos iniciais das suas carreiras, a parentalidade cria desafios adicionais, com impactos que vão desde a produção científica na gestão de equipas e projetos, até à captação de financiamento, podendo influenciar horizontes de carreira e o planeamento de percursos de investigação.

É objetivo da FCT, com este programa, promover a igualdade de género e de oportunidades nas atividades de investigação científica, com particular ênfase nas investigadoras a desenvolver atividade em instituições nacionais.

Este instrumento de financiamento encontra-se alinhado com as preocupações e recomendações do Conselho da União Europeia e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), que visam promover uma melhor conciliação entre a vida profissional e familiar de quem se dedica a atividades de I&D.

Para mais informações, consulte a página do concurso.