Resultados provisórios do Concurso para Estudo Nacional das Comunidades Ciganas
A FCT anunciou os resultados provisórios do Concurso para Estudo Nacional das Comunidades Ciganas, tendo sido recomendado um projeto para financiamento, de entre três candidaturas elegíveis. O financiamento atribuído ao projeto é de 198.224,05 mil euros, integralmente financiado por fundos nacionais, com uma comparticipação da FCT de 90% e com uma comparticipação do Conselho Económico e Social (CES) de 10%.
O concurso visa apoiar o financiamento de um projeto de investigação sobre o estudo da situação socioeconómica da comunidade cigana em Portugal e sobre o conhecimento das suas condições de vida, em quatro eixos fundamentais: emprego, habitação, saúde e educação.
O projeto recomendado para financiamento pretende realizar um retrato aprofundado da população cigana em Portugal, com foco particular nos eixos estratégicos da saúde, emprego, educação, habitação, formação profissional, desigualdade de género, discriminação e anti ciganismo e contribuir para a formulação de políticas públicas que combatam de forma eficiente os diferentes níveis e formas de desigualdade e discriminação e que conduzam à criação de espaços e oportunidades de maior igualdade.