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Serviços digitais da FCT: Reposição após falha generalizada de energia

Imagem de um servidor

Em resposta à falha generalizada de energia que ocorreu no dia 28 de abril de 2025, a FCT, através da sua unidade de serviços digitais FCCN, tomou rapidamente medidas no sentido de assegurar a conectividade e outros serviços digitais considerados mais críticos.


Apesar da redundância melhorada da rede ter permitido menores períodos de indisponibilidade da conectividade, uma falha com esta extensão e duração, veio implicar quebras de serviços. No nó principal da rede, em Lisboa, foi possível reduzir significativamente o período de indisponibilidade, mas não totalmente, tendo ficado sem energia entre as 16h13 e as 18h05. 

Após o retorno da energia pública às 20h39 do dia 28 de abril, a equipa da FCT-FCCN iniciou os trabalhos de verificação e reposição de todos os serviços, processo esse que se prolongou até à manhã do dia 29 de abril, devido a algumas avarias pontuais. No entanto, ainda no dia 28 de abril, a maioria da conectividade fornecida pela FCT já estava operacional, assim como a quase totalidade dos serviços digitais da FCT, incluindo a plataforma de submissão de candidaturas myFCT.

A FCT agradece a toda a comunidade a compreensão face ao sucedido e está disponível para esclarecer quaisquer dúvidas ou necessidades que existam.

Para saber mais, consulte as páginas dos nossos serviços, e visite-nos nas Jornadas da FCCN, que irão decorrer no Convento de São Francisco, em Coimbra, de 6 a 8 de maio de 2025.