Termina a Presidência Portuguesa do Conselho Superior do Instituto Universitário Europeu
Foi encerrada, nos passados dias 4 e 5 de dezembro, em Florença, a Presidência Portuguesa do Conselho Superior do Instituto Universitário Europeu (IUE), que vigorava desde o início de 2025. As reuniões de dezembro marcaram o final de um ciclo particularmente relevante para a definição das orientações estratégicas da instituição, nomeadamente a aprovação da Estratégia do IUE para 2026–2031, bem como o orçamento para 2026, elementos centrais para reforçar o papel do Instituto na investigação avançada em ciências sociais e humanidades.
A aprovação da nova Estratégia 2026–2031, que marca a presidência portuguesa, estabelece um conjunto de prioridades que procuram assegurar que o IUE se mantém na linha da frente do conhecimento, numa era cada vez mais digital. Entre os objetivos definidos, destacam-se o reforço da excelência científica, o investimento em capacidades digitais e computacionais e a promoção do impacto público da investigação produzida pela instituição. Estas medidas procuram consolidar a posição do IUE como referência internacional na análise de políticas públicas, integração europeia, governança digital e dinâmicas sociais contemporâneas.
A Delegação Portuguesa na sessão de encerramento integrou, para além dos Delegados Nacionais académicos Miguel Poiares Maduro e Maria das Dores Guerreiro, representantes da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e da Direção-Geral dos Assuntos Europeus do Ministério dos Negócios Estrangeiros. Esta participação conjunta reforça o compromisso nacional com o IUE enquanto organização internacional e instituição académica.
O IUE é um instituto de formação e investigação ao mais elevado nível universitário, criado em 1972 por seis Estados Membros da então Comunidade Económica Europeia (Alemanha, Bélgica, França, Itália, Luxemburgo e Países Baixos), reforçado no ano seguinte com a adesão da Dinamarca, Irlanda e Reino Unido, tendo recebido os seus primeiros investigadores em 1976.
Portugal aderiu ao IUE em 1989, aquando da assinatura da Convenção que criou esta instituição internacional sediada em Florença. Desde então, assumiu a presidência rotativa em 1992 e em 2005. Em 2025, Portugal voltou a exercer a presidência do Instituto, ocasião em que as prioridades nacionais incluíram, entre outros objetivos, a adoção formal da Estratégia para o período 2026-2031.
O IUE é hoje um instituto internacional único de formação académica avançada que promove a investigação de excelência, vocacionado para doutoramentos e pós-doutoramentos, recrutando alunos de todos os Estados Membros, bem como de outras partes do mundo, com o objetivo de desenvolver estudos e projetos de investigação em temas de dimensão europeia nas áreas de Ciências Políticas e Sociais, Direito, Economia e História. Conta atualmente com a participação de 24 Estados Membros: Alemanha, Áustria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Estónia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Irlanda, Itália, Letónia, Luxemburgo, Malta, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia e Suécia.
Fotografia (da esquerda para a direita): Armando Barucco (Secretário-Geral do IUE), Josephine van Zeben (Provost for Education and Academic Staff Development, IUE), Miguel Poiares Maduro (Presidente do Conselho Superior em 2025 e delegado nacional do Ministério da Educação, Ciência e Inovação ao Conselho Superior do IUE), Patricia Nanz (Presidente do IUE), Maria das Dores Guerreiro (delegada nacional do Ministério dos Negócios Estrangeiros ao Conselho Superior do IUE), Luísa Igreja (delegada ao Comité Orçamental e Financeiro do IUE/Fundação para a Ciência e a Tecnologia), Carlos Duarte (delegado ao Comité Orçamental e Financeiro do IUE/Direção Geral dos Assuntos Europeus, Ministério dos Negócios Estrangeiros), Maria João Botelho (Presidente do Comité Orçamental e Financeiro em 2025, Direção Geral dos Assuntos Europeus, Ministério dos Negócios Estrangeiros), Roberto Nocentini (Chief Operating Officer do IUE), Giacomo Calzolari (Provost for Research and External Relations, IUE).