1ª edição do Science4Policy apoia 18 estudos para a política pública
Foram publicados, esta terça-feira dia 9 de abril, os resultados da 1.ª edição do concurso de estudos de ciência para as políticas públicas (Science4Policy – S4P-23) lançado pela FCT — Fundação para a Ciência e a Tecnologia e pelo PlanAPP — Centro de Competências de Planeamento, de Políticas e de Prospetiva da Administração Pública em setembro de 2023.
Os 18 estudos selecionados (ver separador “Resultados”) inserem-se em linhas temáticas distintas que correspondem a uma necessidade concreta das políticas públicas identificada pela RePLAN — Rede de Serviços de Planeamento e Prospetiva da Administração Pública—, no quadro das Agendas Temáticas da Estratégia do Portugal 2030.
Fruto da parceria entre a FCT e o PlanAPP, o concurso tem como principal objetivo financiar e promover o conhecimento científico de suporte à decisão e à formulação de políticas públicas.
Para estimular abordagens mais integradas na formulação de políticas e apoio à decisão, as linhas temáticas colocadas a concurso são identificadas como necessidades por, pelo menos, duas áreas governativas, favorecendo leituras e perspetivas transversais do problema e das respostas a desenvolver.
Além disso, o processo de seleção valoriza colaborações com entidades da Administração Pública e parceiros da sociedade civil no contexto das temáticas abordadas. Deste modo, a iniciativa estimula a produção de ciência para a política pública na comunidade científica, bem como a utilização do conhecimento produzido para o desenvolvimento das políticas públicas pelo Governo e pela Administração Pública.
Os 18 estudos vencedores são liderados por investigadores e investigadoras de unidades de investigação de várias áreas científicas e localizações geográficas, cujas equipas integram entidades da Administração Pública de várias áreas governativas. Cada projeto culminará, no prazo máximo de 12 meses, com a entrega de um policy brief com recomendações fundamentadas para os problemas identificados nas respetivas linhas temáticas.
Para mais informações sobre os projetos selecionados na 1.ª edição do concurso S4P-23, clique aqui.
Mais recentemente, a 14 de fevereiro, foi lançada a 2.ª edição do concurso Science4Policy. O prazo de candidaturas terminou a 2 de abril e os resultados deverão ser conhecidos em julho de 2024.
O Science4Policy integra-se num conjunto de concursos que visam aprofundar sinergias com outras áreas governativas para o desenvolvimento de atividades de I&D de relevância para entidades não académicas (programas “Saúde+Ciência” e “Defesa+Ciência”.