Candidaturas abertas para 1500 Bolsas de Doutoramento 2024 da FCT
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) abre, a partir de hoje, as candidaturas ao Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento em todos os Domínios Científicos 2024 nas Linha Geral e em Ambiente Não Académico. As candidaturas estarão abertas até 18 de abril de 2024.
As Bolsas de Investigação para Doutoramento destinam-se a candidatos inscritos, ou que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem, num ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção desse grau.
Esta será a 3ª edição do Concurso de Bolsas de Doutoramento com uma linha para Ambiente Não académico, que continuará a apoiar doutoramentos em colaboração próxima com entidades da sociedade civil, como empresas, museus, hospitais, associações e organizações não-governamentais.
A edição de 2024 deste Concurso aumenta para 450 o número de bolsas a atribuir na linha de candidatura específica para planos de trabalhos desenvolvidos em entidades não académicas, mais 50 em relação ao ano anterior. O número de bolsas previstas na Linha Geral mantém-se em 1.050.
A FCT mantém disponível, para as entidades não académicas, uma manifestação de interesse para acolhimento de doutorandos, cuja lista se encontra disponível para consulta e em contínua atualização. Os candidatos podem consultar esta lista de instituições e interagir diretamente com o ponto de contacto de cada instituição, com vista a preparar um plano de trabalhos direcionado para uma eventual candidatura.
As Bolsas de Doutoramento em Ambiente Não Académico irão também contribuir para encorajar o reforço das competências internas da Administração Pública e no apoio à definição e implementação das suas estratégias e prioridades de investigação, envolvendo diferentes áreas governativas, tal como estabelecido nos programas “Mais Ciência” subscritos pela FCT com as tutelas da Saúde, da Defesa, da Justiça, da Cultura, e da Digitalização e da Modernização Administrativa.