Candidaturas ao Programa “Doutor AP” abrem a 25 de novembro
As candidaturas ao Programa “Doutor AP”, novo instrumento de financiamento da FCT, abrem no próximo dia 25 de novembro de 2024 e terminam às 17h00 do dia 24 de janeiro de 2025 (hora de Portugal Continental). Com uma dotação orçamental anual estimada de um milhão de euros, o “Doutor AP” visa fortalecer a capacitação científica da Administração Pública portuguesa e estreitar a sua ligação à Academia.
O objetivo principal deste programa é fomentar a investigação científica aplicada no contexto da Administração Pública, através da concessão de tempo protegido para a realização de projetos de investigação. Permitirá que os/as trabalhadores/as obtenham o grau de doutor, com planos de trabalho alinhados com as estratégias de investigação e desenvolvimento das entidades onde atuam.
Poderão beneficiar deste programa profissionais de diversas áreas da Administração Pública, como a saúde, educação, cultura, justiça e administração central e local, entre muitos outros. A presente edição prevê a atribuição de até 80 subsídios destinados a trabalhadores/as com vínculo laboral no setor público. Os contratos de atribuição de subsídios terão a duração máxima de seis anos.
O financiamento concedido pela FCT traduzir-se-á no Subsídio de Tempo Protegido, correspondente a uma percentagem de uma bolsa de doutoramento nacional, proporcional ao tempo de redução de horário de trabalho. Cada doutorando/a apoiado deverá beneficiar de pelo menos um ano de tempo protegido, numa percentagem nunca inferior a 20% de redução do respetivo tempo de trabalho, no primeiro triénio de apoio a conceder pela FCT. Traduz-se também no Subsídio de Formação, o qual cobre custos de inscrição, matrícula e propinas no ciclo de estudos de doutoramento, até um valor máximo de 2.750,00 € por ano académico.
Para mais informações, consulte a página do concurso.