Saltar para o conteúdo principal

Concurso para a cooperação científica entre Brasil e Portugal promove a criação de novas linhas de investigação

Bandeiras de Portugal e Brasil hasteadas

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), através da Casa de Oswaldo Cruz (COC) – Brasil anunciaram a abertura de concurso no âmbito do Programa de Excelência em Pesquisa Internacional da Casa de Oswaldo Cruz (PROEP-INTER 2025).

O concurso visa fomentar projetos de investigação colaborativa entre os dois países, com foco na criação de novas linhas de investigação, na formação de investigadores qualificados e no aprofundamento das parcerias institucionais. A mobilidade académica e a orientação de estudantes de pós-graduação também fazem parte das diretrizes deste programa.

Serão objeto de financiamento os projetos de investigação transnacionais selecionados que tenham um caráter inovador, realizados em rede de cooperação internacional e que incidam nos seguintes temas: Antropoceno, clima e saúde no arco temporal da longa duração (séculos XIX-XXI); Circulação de conhecimento no mundo lusófono (séculos XIX-XXI); Ciência e cidadania: diálogos com a sociedade; Memória como um direito. A submissão das propostas deverá ser feita até às 23h59 (hora de Brasília) do dia 30 de abril de 2025, na plataforma de candidaturas do CNPq.

Para mais informação sobre as candidaturas de entidades nacionais, consulte a página da FCT dedicada a este concurso.