Concurso para Estudo Nacional das Comunidades Ciganas

Acaba de ser publicado o Aviso de Abertura do Concurso para o Financiamento de um Projeto de Investigação dedicado ao Estudo Nacional das Comunidades Ciganas. Esta iniciativa é lançada pela FCT em colaboração com o Conselho Económico e Social e com a Agência para a Integração, Migrações e Asilo, I.P..
Com uma dotação orçamental máxima de duzentos mil euros, o concurso visa apoiar o financiamento de um projeto de investigação sobre o estudo da situação socioeconómica da comunidade cigana em Portugal e sobre o conhecimento das suas condições de vida, em quatro eixos fundamentais: emprego, habitação, saúde e educação. O objetivo é aprofundar o conhecimento científico multidisciplinar nestas áreas, incluindo as desigualdades de género, a discriminação e racismo sentidos pela população portuguesa cigana e que condicionam a sua plena integração, com vista à definição de políticas públicas e estratégias de ação.
Podem candidatar-se investigadores afetos a Instituições do Ensino Superior, seus institutos e unidades de investigação, Laboratórios do Estado, entre outros organismos do Sistema de I&I. O projeto financiado terá uma duração máxima de 24 meses.
A apresentação de candidaturas decorrerá entre o dia 7 de novembro de 2023 e as 17h00 de 12 de dezembro de 2023 (horário de Portugal Continental).
Para mais informações, consulte a página do concurso.