Concurso para projetos de IC&DT – Cooperação entre Portugal e o CERN
A FCT divulgou hoje, dia 25 de julho, os resultados provisórios do concurso para projetos de investigação científica e desenvolvimento tecnológico (IC&DT) no âmbito da Cooperação entre Portugal e o European Organization for Nuclear Research (CERN). O montante global de investimento deste concurso é de 1.993.449,40€, financiados pelo investimento RE-C06-i06 – “Ciência Mais Capacitação” do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Das 35 candidaturas a concurso e, após análise e avaliação, foram recomendados para financiamento um total de 19 projetos de IC&DT. O montante mínimo por projeto, proposto para financiamento, foi de 26 mil euros e o máximo de 167 mil euros. Os projetos terão uma duração máxima de 24 meses.
Este concurso tem como objetivo apoiar projetos de IC&DT associados às colaborações científicas oficiais ou reconhecidas pelo CERN, bem como projetos de base tecnológica no domínio das ciências aplicadas, em colaboração com atividades apoiadas pelo CERN. Eram elegíveis candidaturas enquadrados numa das seguintes áreas temáticas ou setoriais: Computação para física de partículas; Física de partículas e astropartículas experimental e teórica; Instrumentação para física de partículas; e Tecnologias associadas à física experimental de partículas.
Os candidatos podem, a partir de agora e até ao dia 8 de agosto de 2024, apresentar pronúncia em sede de audiência prévia de interessados. É esperado que os resultados definitivos do concurso sejam divulgados durante o mês de setembro.
Para mais informações sobre os projetos selecionados, clique aqui.