O Programa CMU Portugal lançou um concurso para atribuição de 8 bolsas de Investigação para Doutoramento de Grau Dual, financiadas pela FCT
-
No âmbito da prossecução de uma política pública de formação avançada assente na investigação com relevância social, o Programa CMU Portugal abre cocnurso para atribuição de de até oito (8) Bolsas de Doutoramento Duais, nas seguintes áreas relacionadas com CMU Portugal: Informatica; Engenharia Eletrotécnica e de Computadores; Engenharia e Políticas Públicas; Tecnologias de Língua Falada ; Engenharia de Software; Computação Societal.
Candidatos admitidos aos Programas de Doutoramento de Grau Dual do Programa CMU Portugal podem despender até dois anos na CMU e até três anos numa Universidade afiliada do Programa CMU Portugal. Aquando da conclusão com sucesso do Programa Doutoral os candidatos receberão um grau de doutoramento atribuído pela CMU e outro grau de doutoramento atribuído pela Universidade Portuguesa correspondente.
-
As Bolsas de Investigação para Doutoramento Duais no âmbito do Programa CMU Portugal destinam-se a candidatos inscritos ou a candidatos que satisfaçam as condições necessárias para se inscreverem num Programa de Doutoramento em Portugal e que pretendam desenvolver atividades de investigação conducentes à obtenção do grau académico de doutor.
-
O período de admissões estará aberto de 1º de fevereiro até:
- Informática - candidaturas até 14 de fevereiro
- Engenharia Eletrotécnica e de Computadores - candidaturas até 28 de fevereiro
- Engenharia e Políticas Públicas - candidaturas até 28 de fevereiro
- Engenharia de Software - candidaturas até 8 de fevereiro
- Societal Computing - candidaturas até 8 de fevereiro
- Tecnologias da Língua Falada - candidaturas até 14 de fevereiro
As candidaturas e os documentos de suporte à candidatura previstos no Aviso de Abertura de Concurso devem ser submetidos, obrigatoriamente, por plataforma informática (ver secção links úteis).
Podem candidatar-se ao presente concurso:
- Cidadãos nacionais ou cidadãos de outros Estados membros da União Europeia;
- Cidadãos de Estados terceiros;
- Apátridas;
- Cidadãos beneficiários do estatuto de refugiado político.
Adicionalmente para se poderem candidatar às bolsas referidas no presente concurso os candidatos terão que cumprir com os seguintes requisitos:
- Ser detentores do grau académico necessário ao ingresso em ciclo de estudos conducente à obtenção do grau académico de doutor, nomeadamente grau de Licenciado ou grau de Mestre, preferencialmente em áreas associadas às principais áreas de investigação do Programa CMU Portugal;
- Não são elegíveis os cidadãos que já tenham beneficiado, para o mesmo fim, de bolsas de idêntico tipo das colocadas agora a concurso caso estas tenham sido diretamente financiadas pela FCT, nomeadamente bolsa de doutoramento ou bolsa de doutoramento em empresas independentemente da sua duração;
- Não ser detentor do grau de Doutor.
As candidaturas são submetidas diretamente na CMU, através da página respetiva de cada programa doutoral.
Para submeter a sua candidatura e ler em detalhe toda a informação sobre cada programa doutoral os candidatos deverão consultar o website do Programa CMU Portugal em “Admissions and Scholarships” (ver Links importantes)
Os restantes requisitos de admissibilidade devem ser consultados no Aviso de Abertura de Concurso. (ver links Importantes)
-
A avaliação tem em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalhos e o mérito das condições de acolhimento. As candidaturas consideradas admissíveis serão pontuadas numa escala de 0-5 em cada um dos seguintes critérios de avaliação:
- Critério A - Mérito do Candidato
- Critério B - Alinhamento com as iniciativas do Programa CMU Portugal
- Critério C - Alinhamento com as principais áreas do Programa CMU Portugal
Os três critérios de avaliação têm a ponderação de 65%, 20%, 15%, respetivamente.
Para efeitos da decisão sobre a concessão de bolsas, os candidatos serão ordenados de acordo com a média ponderada da classificação obtida em cada um dos 5 critérios, traduzida pela seguinte fórmula:
𝑪𝒍𝒂𝒔𝒔𝒊𝒇𝒊𝒄𝒂çã𝒐 𝒇𝒊𝒏𝒂𝒍 = ( 𝟎, 𝟔𝟓 × 𝑨) + ( 𝟎, 𝟐𝟎 × 𝑩) + ( 𝟎, 𝟏𝟓 × 𝑪)
Para efeitos de desempate, a ordenação dos candidatos será efetuada com base nas classificações atribuídas a cada um dos critérios de avaliação pela seguinte ordem de precedência: critério A, critério B, critério C.
-
As bolsas atribuídas no âmbito do presente concurso serão financiadas pela FCT com verbas do Orçamento de Estado e, , quando elegíveis, com verbas do Fundo Social Europeu, através do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (PDQI), de acordo com as disposições regulamentares fixadas para o efeito.
Em Portugal, os bolseiros irão receber um subsídio mensal de manutenção nos termos da tabela constante do Anexo I do RBI.
A bolsa pode ainda incluir outras componentes, nos termos que constam do artigo 18º do RBI e pelos valores previstos no seu Anexo II.
Todos os bolseiros beneficiam de um seguro de acidentes pessoais relativamente às atividades de Investigação, suportado pela FCT.
-
Informações sobre o concurso, nomeadamente questões relacionadas com a candidatura e respetivo formulário, devem ser solicitadas através do endereço de correio eletrónico: apply@cmuportugal.org