Ao abrigo do Acordo de Cooperação, a FCT e o DAAD lançam o concurso para o financiamento de projetos internacionais de mobilidade de investigadores.
-
O acordo de cooperação científica e tecnológica entre Portugal e a Alemanha, estabelecido em 1990, prevê que os dois países estabelecem um programa destinado a promover a cooperação entre professores e investigadores, incluindo jovens investigadores em estabelecimentos de ensino superior e instituições de investigação afins em Portugal e Alemanha.
Um dos objetivos previstos passa por fomentar ações de intercâmbio de investigadores através do apoio à sua mobilidade no âmbito de projetos internacionais.
Os projetos terão uma duração máxima de 24 meses, sendo renováveis anualmente nos termos do Artigo 13º e 14º do regulamento. O financiamento anual da FCT por projeto é de 2.500 euros.
-
Serão beneficiários dos apoios concedidos as entidades não empresariais do Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia (Instituições do ensino superior, seus institutos e unidades de I&D; Laboratórios de Estado ou internacionais com sede em Portugal; Instituições privadas sem fins lucrativos que tenham como objeto principal atividades de I&D; Outras instituições públicas e privadas, sem fins lucrativos, que desenvolvam ou participem em atividades de investigação cientifica), e empresas de qualquer natureza e sob qualquer forma jurídica.
-
As candidaturas devem ser elaboradas conjuntamente pelos investigadores responsáveis dos dois países e submetidas aos organismos executores do Acordo. Assim, a equipa portuguesa deverá remeter a sua candidatura à FCT e a equipa estrangeira ao organismo do seu país.
A candidatura a apresentar à FCT deverá ser submetida no portal de submissão de candidaturas até às 17h do dia 13 de setembro de 2024, hora de Lisboa.
Deverá ser anexado ao formulário a declaração do responsável pela instituição proponente e a do investigador responsável português (minuta disponível nos ‘Documentos do Concurso’), e na última página do formulário fazer o upload da mesma.
Para se candidatar, o coordenador português terá de se registar no Ciência ID. Depois de concluir o seu registo, terá de criar o seu curriculum em Ciência Vitae para o adicionar à sua candidatura. Questões relacionados com o Ciência Vitae devem ser dirigidas a info@cienciavitae.pt.
As informações contidas nesta página constituem apenas um resumo da informação do concurso e não dispensam a leitura atenta de todos os documentos do concurso disponíveis nesta página.
-
A avaliação científica das candidaturas submetidas à FCT será realizada por um avaliador predominantemente afiliado a instituições nacionais com base nos seguintes critérios de avaliação:
A. Mérito científico e qualidade da proposta
B. Qualidade das equipas de investigação da proposta
C. Relevância da participação de jovens investigadores da parte portuguesa
D. Adequação das missões de mobilidade ao programa proposto
-
Portugal
Teresa Delicado Martins
Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)
Telefone: (+351) 21 391 15 40
teresa.delicado@fct.ptAlemanha
Ramona Sterz
DAAD
sterz@daad.de