Saltar para o conteúdo principal

FCT atribui 1507 bolsas de investigação para doutoramento

Concurso Bolsas de Doutoramento em todos os domínios científicos 2024

A FCT publicou os resultados finais do Concurso para Atribuição de Bolsas de Investigação para Doutoramento 2024. Das 3750 candidaturas recebidas, foram atribuídas 1507 novas bolsas de investigação para doutoramento o que corresponde a uma taxa de aprovação global de 40%.

Entre os resultados, destaca-se a atribuição de 1056 bolsas na Linha de Candidatura Geral, com uma taxa de aprovação de 34%, e 451 bolsas concedidas na Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico, com uma taxa de aprovação de 75%. A linha específica em ambiente não académico registou um aumento significativo de candidaturas e de bolsas atribuídas (de 332 bolsas atribuídas em 2023 para as 451 financiadas este ano) o que demonstra o crescente interesse e importância da colaboração entre a academia e outros setores da sociedade.

O investimento associado a estas bolsas é de 124 milhões de euros (87 M€ na linha de candidatura geral e 37 M€ nas bolsas em ambiente não académico), suportado por fundos nacionais e comunitário. A distribuição do número de bolsas por cada painel foi fixada tendo em conta um racional proporcional ao número de candidaturas submetidas em cada painel, em qualquer das linhas de candidatura. Na linha de candidatura geral 23% das bolsas são na área das Ciências Sociais, 21% na das Ciências da Engenharia e Tecnologias e 19% nas Humanidades, estando as restantes áreas científicas representadas com percentagens inferiores a 13%. Na linha de candidatura específica em ambiente não académico, aproximadamente 46% das bolsas estão nas áreas das Ciências da Engenharia e Ciências Exatas, 36% nas Ciências Naturais e Ciências da Vida e cerca de 18% nas Ciências Sociais e Humanidades.

Tal como nas edições anteriores do concurso, a representação de género entre os/as candidatos/as com prioridade de financiamento mostra uma participação feminina de 56% e masculina de 44%. No que toca a nacionalidades estão propostos/as para financiamento candidatos/as de 48 países, destacando-se, nos/as candidatos/as estrangeiros/as, as nacionalidades brasileira, italiana, iraniana, espanhola e alemã. Cerca de 82% das bolsas permitirão a realização integral da investigação em instituições portuguesas, 16,5% envolvem instituições nacionais e estrangeiras, e 1,5% serão realizadas exclusivamente em instituições estrangeiras.

Cerca de metade dos/as novo/as bolseiros/as em ambiente não académico prevê desenvolver investigação em empresas e mais de 10% dos planos de trabalhos em ambiente não académico contemplam investigação a ser desenvolvida em entidades da Administração Pública e Laboratórios Colaborativos, seguindo-se aproximadamente 8% de trabalhos desenvolvidos em Laboratórios do Estado. Nas 451 novas bolsas de investigação aprovadas para financiamento nesta linha, haverá, também, investigação que decorrerá em Unidades de Saúde, Associações, Federações ligadas ao desporto, Centros de Tecnologia e Inovação, entidades do terceiro setor e outras.

O processo de avaliação contou com a colaboração de 479 avaliadores, distribuídos por 36 painéis, que analisaram, classificaram e procederam à seriação das candidaturas em cada painel.

A lista final das candidaturas aprovadas e o número de bolsas por painel pode ser consultada nas páginas da FCT relativas à Linha de Candidatura Geral e à Linha de Candidatura Específica em Ambiente Não Académico, na secção de Documentos do Concurso no separador Resultados. Com a divulgação dos resultados finais, inicia-se agora a contratualização das bolsas em conformidade com o Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, encorahando-se, para acelerar o processo, o uso da modalidade electrónica.

Cabe ao/à candidato/a aprovado/a indicar a data de início da sua bolsa. Esta data deverá estar compreendida no período entre 1 de setembro de 2024 e 1 de agosto de 2025. Caso aplicável, será realizado o pagamento retroativo correspondente. Os/as candidatos/as cuja decisão final foi desfavorável dispõe agora de 15 dias úteis para a apresentação de reclamação da decisão, ou, em alternativa, de 30 dias úteis para interpor recurso, através do preenchimento do formulário disponível na área de candidaturas do portal myFCT, na página de divulgação dos Resultados Finais da candidatura respetiva.

Datas em destaque:

  • Data de início da bolsa – entre 01.09.2024 e 01.08.2025
  • Submissão de documentação para contratualização da bolsa no myFCT – até 30.04.2025
  • Submissão de Reclamação – até 22.11.2024 – 23h59
  • Submissão de Recurso – até 13.12.2024 – 23h59

Para informações sobre outras oportunidades de financiamento de bolsas de investigação para doutoramento, no âmbito de protocolos de colaboração e parcerias da FCT com Unidades de I&D e outras entidades, sugere-se a consulta regular do sítio web da FCT e do portal Euraxess.