Saltar para o conteúdo principal

FCT divulga os resultados finais da 1.ª edição do Concurso Doutor AP

Imagem com gradiente e texto sobre o Programa Doutor AP

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) publicou, no dia 31 de outubro, os resultados finais da 1.ª edição do Concurso de Estímulo à Investigação para Doutoramentos na Administração Pública Doutor-AP – 2024.

Das 467 candidaturas recebidas, foi proposta a atribuição de 80 subsídios para investigação, através da realização de planos de trabalhos de Investigação Científica e Desenvolvimento Tecnológico (IC&DT), com vista à obtenção do grau académico de doutor. Os beneficiários repartem-se por um total de 63 entidades públicas, com predomínio das instituições de ensino superior, das instituições e entidades do poder local, bem como das instituições da área da saúde.

O Doutor AP é um programa que promove a investigação e a capacitação científica no setor público, apoiando trabalhadores com projetos de doutoramento relevantes para a missão das suas instituições.

O financiamento engloba a atribuição de um subsídio para apoio à afetação de tempo protegido, entre 20% e 50%, para a realização de planos de trabalhos de investigação. Este subsídio está indexado ao valor atual de uma bolsa de doutoramento e suporta também os custos de inscrição, matrícula e propina por cada ano académico. A sua duração irá corresponder ao tempo em que se verifique a redução do tempo de trabalho, e no que corresponde à assunção dos custos de formação, aos anos académicos em que o/a investigador/a doutorando/a se inscreva, até um máximo de seis anos.

O investimento total previsto neste concurso é de cerca de 4,95 milhões de euros e será financiado por verbas do Orçamento do Estado e, quando elegível, por receitas provenientes do Fundo Social Europeu, através do Programa Demografia, Qualificações e Inclusão (PDQI).

O processo de avaliação teve em conta o mérito do/a candidato/a, o mérito do plano de trabalhos e o mérito das condições de acolhimento. Envolvendo a participação de 64 avaliadores/as com afiliação em instituições nacionais, distribuídos/as por três painéis de avaliação.

Os/as candidatos/as que tiveram decisão final desfavorável dispõem agora de 15 dias úteis para a apresentação de reclamação da decisão (até dia 21 de novembro de 2025 – às 23h59), ou, em alternativa, de 30 dias úteis para interpor recurso (até 16 de dezembro de 2025 – às 23h59), através do preenchimento do formulário disponível na área de candidaturas do portal myFCT, na página de divulgação dos Resultados Finais da candidatura respetiva.

Mais informações estão disponibilizadas na página do Concurso, incluindo dados estatísticos, a lista de beneficiários dos subsídios concedidos, bem como a distribuição dos 80 subsídios pelos três painéis de avaliação.