Saltar para o conteúdo principal

FCT Mobility – Divulgação dos resultados provisórios do primeiro momento de avaliação

Imagem alusiva ao FCT Mobility - Resultados do primeiro momento de avaliação

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) disponibiliza no seu site a lista com os resultados provisórios do primeiro momento de avaliação do programa FCT Mobility, que contemplou as candidaturas submetidas no período entre 7 de novembro de 2024 e 10 de janeiro de 2025.

Foram propostas para financiamento 83 candidaturas de 88 propostas elegíveis, correspondentes a um financiamento de 569.805,50 € em apoios à mobilidade internacional de investigadores. Dos 83 investigadores em mobilidade internacional ao abrigo deste programa, 22 são investigadores estrangeiros (FCT Mobility incoming) e são maioritariamente provenientes de países fora da Europa (como o Brasil, EUA, Argentina, Irão e Marrocos), mas também de países europeus (como Espanha, Suécia e Itália); são 61 os investigadores portugueses em trânsito (FCT Mobility outgoing), maioritariamente para países da União Europeia (Suécia, Letónia, Irlanda, Polónia, França e Alemanha), e cerca de um terço para países exteriores à Europa (Austrália, Japão, EUA, China, Brasil, Chile, Singapura e Timor-Leste).

O Programa FCT Mobility financia estadias de média e longa duração de investigadores/as doutorados/as nacionais em instituições estrangeiras e de investigadores/as doutorados/as estrangeiros em instituições nacionais, com vista à realização de atividades de investigação e/ou trabalho de campo.

O Programa, que apresenta uma dotação de cinco milhões de euros de fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), apoia duas modalidades:

  • FCT Mobility outgoing, que suporta a estadia dos/as investigadores/as nacionais em instituições estrangeiras, entre 2 e 11 meses consecutivos;
  • FCT Mobility incoming, destinado a acolher em Portugal investigadores/as afiliados/as a instituições estrangeiras, entre 1 a 3 meses consecutivos.

No caso de pais e mães de crianças de até 12 anos, o período total pode ser cumprido de forma não consecutiva, facilitando o equilíbrio entre a vida profissional e familiar.

O programa encontra-se aberto em permanência. As candidaturas poderão ser submetidas até 31 de dezembro de 2025, para mobilidades com início até 31 de março de 2026. Neste período, prevê-se que sejam apoiadas pelos menos 185 mobilidades. Os apoios concedidos incluem um valor para uma viagem e um valor mensal para a estadia, que varia de acordo com o país de destino.

Este programa é um contributo importante para a promoção e o reforço da internacionalização do sistema científico e tecnológico nacional, que depende cada vez mais da sua atratividade internacional e da sua participação ativa em redes colaborativas internacionais.

Para mais informações, consulte a página do concurso.