Saltar para o conteúdo principal

Agriculture of Data – AgData

A AgData é uma Parceria Europeia cofinanciada que visa melhorar o desempenho do setor agrícola e apoiar a monitorização e avaliação de políticas, libertando o potencial das tecnologias de dados, por forma a melhorar a produção agrícola sustentável a nível ambiental, social e económico, em combinação com a resiliência climática e a competitividade da agricultura.

Esta parceria conta com a participação de 72 organizações de 21 países. Envolve agências nacionais de apoio à investigação em ciência e tecnologia e organismos responsáveis por políticas de desenvolvimento do sector agrícola e de tecnologias de dados.

Os objetivos específicos da parceria são:

  • Melhorar as soluções de monitorização agroambiental e reforçar as capacidades de avaliação do estado das condições agroambientais e climáticas, reforçando a integração de conjuntos de dados fornecidos por várias fontes públicas e privadas, plataformas/redes e capitalizando-os através da aplicação de tecnologias de dados;
  • Impulsionar a adoção de tecnologias digitais e de dados na agricultura, fornecendo soluções baseadas em dados, coprojetadas, personalizadas, facilmente acessíveis e orientadas para o utilizador final, com base em dados de observação da Terra, ambientais e outros, apoiadas ativamente na implementação e divulgação de soluções a nível europeu pela parceria;
  • Melhorar a utilização de dados de observação da Terra, ambientais e outros para desenvolver soluções, metodologias e indicadores baseados em dados, a fim de melhorar a adaptação e a resiliência da agricultura às alterações climáticas e minimizar o impacto indesejável da agricultura no clima, na qualidade ambiental, nos serviços aos ecossistemas e na biodiversidade, garantindo simultaneamente a segurança alimentar, a segurança, a qualidade e a produtividade sustentável.

A FCT, a Agência Espacial Portuguesa (PT SPACE), o Instituto de Financiamento da Agricultura e Pescas I.P. (IFAP) e o Gabinete de Planeamento, Políticas e Administração Geral (GPP) são as organizações portuguesas que participam nesta parceria.

Esta iniciativa recebeu financiamento ao abrigo do Programa para a Investigação e Inovação da União Europeia Horizonte Europa. Contrato de Subvenção n° 101197332.